Dieta low carb: tudo sobre ela
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Veja como a dieta low carb pode te ajudar a encontrar o peso ideal e se alimentar de forma saudável e precisa.

Um dos itens que mais são pesquisados em sites de buscas são dietas. Isso por diversas pessoas, seja para emagrecer por estética, saúde e outros motivos não tão positivos. O fato, que não é segredo o desejo que muitas pessoas possuem em conseguir perder peso.

Hoje, viemos mostrar uma dieta que propõe reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos. Conhecida como a dieta low carb, ela dá prioridade aos carboidratos de baixo valor glicêmico, sendo um método até bastante positivo.

Dieta Low carb

Alguns exemplos de alimentos de baixo Indice Glicemico são a batata doce e o arroz integral. O consumo de alimentos integrais que são extremamente ricos em fibras, além de serem ótimos estimuladores que contribuem para este método de emagrecimento.

Devido à dieta ser rica em alimentos com um alto índice glicêmico, transcorre muitos picos de insulina e às vezes eles estão tão elevados que o glucagon pode não ser liberado. E sem o glucagon a gordura que está estocada não é queimada e não há perda de peso (o que não é bom).

Assim, quando a dieta prioriza a ingestão de alimentos de baixo índice glicêmico há uma alteração menor da insulina e consequentemente ocorre a produção de glucagon. Quando há a presença de fibras e proteínas a liberação do hormônio também é mais eficaz.

Quando a dieta low carb sugere uma diminuição pequena, mas significativa de carboidratos, cerca de aproximadamente 40% do que é ingerida ao dia, ela também ajuda a emagrecer. Não só o carboidrato, no entanto, a proteína e principalmente a gordura precisam ser bem controladas.

Com pelo menos uma redução de 10% e com a melhora na qualidade do que será consumida, a pessoa conseguirá não só um bom resultado, mas também uma reeducação de hábitos alimentares.

Alimentos permitidos:

  1. Frutas, verduras e legumes;
  2. Queijos;
  3. Ovos;
  4. Azeite, óleo de coco e manteiga;
  5. Nozes, amêndoas, avelãs, castanha-do-pará;
  6. Sementes em geral, como chia, linhaça, girassol e gergelim;
  7. Café e chás sem açúcar;
  8. Água, de 2 a 3 litros por dia.

Essa dieta é muito benéfica para a prevenção de diabetes, pois como esse regime propõe ingerir apenas carboidratos com índice glicêmico baixo ou moderado, ele pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2.

Quanto mais insulina no organismo, mais ele se torna resistente a ela e é necessária maiores quantidades deste hormônio para transportar a mesma quantia de glicose, aumentando o risco do quadro de resistência à insulina que pode evoluir para o diabetes tipo 2.

As melhores fontes de carboidratos são aquelas que também possuem fibras, como o pão e o arroz integral. A substância prolonga o tempo que o alimento fica no estômago e quando chega no intestino diminui a velocidade de absorção de glicose e assim não há picos de insulina. Desta forma as fibras proporcionam saciedade

Os carboidratos podem ser aliados na perda de peso quando consumidos de forma correta. É importante optar pelas versões com índice glicêmico baixo ou moderado, pois, como já foram mencionadas, elas contribuem para a queima do estoque de gordura do corpo.

Importante

Sempre converse com seu médico nutricionista ou clinico geral para que ele possa lhe orientar e pedir seus exames e taxas, passando a dieta mais adequada para seu corpo. Assim, ele pode lhe indicar o que realmente funciona. Nosso site não se responsabiliza pelo mal uso das informações aqui apresentadas que são de domínio púlico na internet.

Conclusão

Bom, esperamos que tenham gostado das dicas pessoal, e que consigam emagrecer com sucesso

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

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