Dieta saudável para o dia a dia
Rate this post

Os benefícios que uma dieta saudável e equilibrada traz ao nosso corpo são bem conhecidos. O consumo de alimentos ricos em proteínas e vitaminas, juntamente com a ausência de substâncias nocivas e a prática de exercício moderado, ajuda-nos em grande parte a evitar certas doenças e, sem dúvida, melhora nossa qualidade de vida.

Portanto, neste artigo, oferecemos um guia básico sobre alimentação saudável, sem você precisa ficar ingerindo remedio para emagrecer.

Dicas para uma dieta saudável

Para começar, ao pensar em uma dieta saudável, devemos ter claro que nem todos os produtos promovidos com baixo teor calórico, gordo ou natural são realmente recomendados. Muitos deles contêm aditivos e outros produtos químicos nocivos, dos quais devemos fugir para manter nosso corpo em ótimas condições. Por isso, é melhor ler cuidadosamente os ingredientes na embalagem ou consultar o especialista com antecedência.

Por outro lado, podemos estabelecer nossa dieta com base em princípios básicos que nos garantem nutrientes essenciais suficientes ; São gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, que devemos consumir em seus respectivos percentuais apropriados, os quais, por sua vez, dependem das condições do corpo e das recomendações do médico.

Alimentos essenciais em uma dieta saudável

Com base em tudo isso, podemos citar alguns alimentos essenciais em nossa dieta saudável. Um deles é vegetais , cozidos (de preferência mal cozidos e lentos) e crus. Enquanto os primeiros são ricos em nutrientes e favorecem a digestão, os últimos nos dão uma importante variedade de vitaminas. Os mais recomendados a este respeito são cenouras, endívia, aipo, brócolis, pimentão e chicória, entre outros.

Também é aconselhável em uma dieta saudável para consumir freqüentemente cereais como arroz integral, aveia e painço, bem como legumes . Os mais saudáveis ​​são lentilhas, grão de bico e azukis, melhor ainda combinados com vegetais. No entanto, devemos comê-los com moderação, especialmente se sofrermos de algum tipo de distúrbio digestivo.

Nem a fruta pode faltar em nossa dieta, graças à grande abundância de carboidratos complexos que ela possui. A melhor maneira de consumi-lo é de manhã ou entre horas, e tomá-lo com moderação, pois aumenta os níveis de glicose no sangue. O mesmo vale para as nozes , ricas em vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, mas recomendadas apenas em pequenas quantidades. Amêndoas, nozes e gergelim, chia e sementes de linho são as mais saudáveis.

Quanto à carne, devemos garantir que ela seja orgânica e não abuse dela; é melhor comê-lo ao meio-dia e pouco feito. Também é conveniente comer peixe orgânico grelhado duas vezes por semana , combinado com vegetais e ovos, também orgânicos e preferencialmente passados ​​na água ou escalfados em pratos de cereais e vegetais. Além disso, é essencial beber entre 1,5 e 2 litros de água por dia.

Em relação aos alimentos que temos para evitar , encontramos salsichas e carnes industriais (devido ao seu alto teor de aditivos químicos e hormônios), substâncias refinadas (açúcar, sal, adoçantes, etc.) e alimentos processados ​​(por exemplo, a padaria industrial).

Menu diário saudável

Com base em todas essas informações, podemos elaborar o que seria uma ideia de cardápio diário saudável . Como podemos ver, distribuímos a quantidade em 4 vezes, como os especialistas aconselham.

Café da manhã: café com leite semi-desnatado ou chá, com uma ou duas torradas de tomate e queijo fresco ou um pedaço de fruta. Nós também podemos escolher grãos integrais.

Meio da manhã: vários pedaços de frutas, um sanduíche de peru ou presunto cozido, um iogurte natural ou torrada de tomate com presunto serrano. Para acompanhar, um chá, água, um suco natural ou um café com leite.

Comida: um pedaço de carne orgânica acompanhada de legumes cozidos no vapor ou uma salada. Ou, se preferir, um prato de leguminosas (grão de bico, lentilhas, etc.) ou massa integral com um pedaço de fruta ou um iogurte natural como sobremesa.

Snack: Uma ou duas fatias de pão integral com queijo fresco e tomate, bem como uma ou várias frutas ou iogurte natural com grãos integrais.

Jantar: peixe grelhado acompanhado de um creme de vegetais com um pedaço de fruta para a sobremesa. Nós também podemos optar por legumes no vapor ou uma salada completa, ou por um bife de frango ou peru acompanhado por legumes cozidos.

Finalmente, insistimos que a comida deve se adaptar às nossas necessidades, então, às vezes, esse tipo de dieta generalizada é insuficiente, especialmente se sofrermos de um distúrbio digestivo ou de intolerâncias alimentares. Nestes casos, é melhor que procuremos um especialista para nos oferecer as diretrizes adequadas para o nosso corpo.

Dieta saudável para o dia a dia
error: Content is protected !!