Probióticos e Prebióticos para cuidar do nosso corpo
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Muitas vezes encontramos termos estranhos que invadem a publicidade e a embalagem dos produtos alimentícios que vamos comprar.

Os prebióticos e probióticos são microorganismos que podem incluir em nossa dieta diária para melhorar ou fortalecer nossa saúde e que podemos encontrar em todos os produtos naturais.

Diferenças entre probióticos e prebióticos

Os microrganismos probióticos são elementos vivos, se usado na dose certa, contribuir para repovoar a flora intestinal. Os prebióticos são um tipo de fibra não digerível que ajuda o desenvolvimento de bactérias específicas no cólon. Ambos são complementares, uma vez que os elementos prebióticos são utilizados pelos probióticos.

Eles são úteis em termos de problemas relacionados à saúde intestinal, como digestão lenta, falta de flora bacteriana, para regular a síndrome do intestino irritável ou até mesmo proteger contra a ação da gripe.

É claro que, quando se trata de consumir probióticos e prebióticos , temos que avaliar e perguntar ao especialista qual deve ser a dose adequada, mais do que qualquer outra coisa, para seguir o caminho certo em nossa dieta.

Um bom produto que oferece o mercado é o Lactobacillus gasseri . Trata-se de uma cepa probiótica centrada especialmente e de uma forma muito efetiva no controle do peso. Isso nos permite alcançar uma redução na adiposidade abdominal se consumirmos regularmente, além de limitar a taxa de glicose nos casos de diabetes tipo 2.

Benefícios dos probióticos

Esses microrganismos têm como função melhorar a população das bactérias intestinais,evitando que as pessoas danosas façam um buraco no intestino formando uma barreira sólida contra elas. Os benefícios dos probióticos são amplos e dependem do tipo que consumimos, mas em geral contribuem para a saúde intestinal e o fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, os probióticos nos ajudam a enfrentar as ameaças representadas por alimentos processados, toxinas ou água clorada. Os mais conhecidos são Lactobacillus e Bifidobacterium.

Podemos encontrar probióticos naturais em kefir, iogurte, sopa de missô, chocolate amargo, queijo, chucrute, picles e leite.

Benefícios dos prebióticos

Estamos falando de um tipo de carboidrato que não podemos digerir, mas que alimenta probióticos. Ou seja, eles ajudam os probióticos e, por sua vez, nosso organismo. Além disso, eles facilitam a absorção de cálcio e magnésio, reduzem a aparência dos gases, regulam o sistema digestivo, limitam o risco de câncer de cólon e contribuem para o controle de períodos de constipação.

E onde podemos encontrar esses elementos? Em alimentos naturais como cebola, banana, alcachofra, alho-poró, alho, tomate, espargos, chicória e trigo integral. Existem produtos como, por exemplo, os fruto-oligossacarídeos que favorecerão um sistema digestivo mais saudável, o trânsito intestinal e a absorção de magnésio e cálcio.

Se as suas intenções são para manter seu corpo forte e saudável , pense na possibilidade de consumir probióticos e prebióticos e tentar fazer uma dieta variada em que abundam frutas, legumes e verduras.

Fonte: https://seekingalpha.com/user/49613122/comments

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